Petição pede selo “à cavaleiro” apenas no gargalo da garrafa de vinho do Porto

PUB.

Ter, 18/02/2020 - 10:20


O Observatório do Vinho do Porto e Douro vai lançar, esta semana, uma petição nacional para que volte a ser obrigatória a colocação do selo “à cavaleiro”, apenas, no gargalo das garrafas de vinho do Porto.

Há dois anos que o selo pode ser colocado no gargalo ou no contra-rótulo, mas o Observatório, que acaba de ser constituído, defende que só com o selo no gargalo, a cobrir a rolha, se consegue garantir a genuinidade do produto, designadamente nos mercados internacionais, e evitar que qualquer vinho licoroso possa ser vendido como Porto.

Albino Jorge, um dos dinamizadores do Observatório, salienta que tem recebido relatórios de importadores e jornalistas internacionais que estão contra aquilo que se está a passar.

“A lei de 2018 vulgariza aquele que sempre foi um dos símbolos e elemento diferenciador do aspeto visual do vinho do Douro. O Estado gastou fortunas para divulgar que a genuinidade do vinho do Porto estava no selo e de um momento para o outro deitou-as fora”, afirmou.

A petição “Salvem a Genuinidade do Vinho do Porto e Douro!” vai começar a ser divulgada nas redes sociais, com o objetivo de obter o máximo de aderentes e dar força ao propósito de repor o selo ‘à cavaleiro’ no gargalo da garrafa.

Albino Jorge explica que o observatório visa defender os interesses dos produtores da Região Demarcada do Douro.  

Para além da direcção, o Observatório vai ter um conselho consultivo composto por 10 personalidades com mais de 65 anos. Escrito por Rádio Ansiães (CIR).