Parto sem assistência

PUB.

Ter, 17/03/2009 - 08:17


Mais uma criança nasceu numa ambulância a caminho da maternidade do Hospital de Bragança. Desta vez a grávida é de Macedo de Cavaleiros.  

O bebé acabou por nascer no IP4 junto ao nó de Rossas.

O parto aconteceu na semana passada mas sabe-se agora que a mulher só foi assistida pelos Bombeiros de Macedo.

“Já estava com grandes contracções mas depois chegou a VMER ao encontro da ambulância mesmo no momento em que estava a nascer” conta a parturiente.

 

Sandra Saldanha considera que deveria ter recebido acompanhamento de profissionais de saúde. “Alguém qualificado deveria ter ido ao meu lado” pois, segundo conta “antes de sair os bombeiros telefonaram para a urgência de Macedo para onde deveriam dirigir-se e disseram-lhes para ir directamente para Bragança”.

E de facto, é obrigatória a presença de um enfermeiro do centro de saúde durante a viagem até à maternidade.Uma norma que foi instituída pouco depois de ter encerrado a sala de partos de Mirandela.O que neste caso, não aconteceu.No entanto, ao que apuramos, junto de fonte do centro de saúde de Macedo de Cavaleiros não houve sequer um contacto com esta unidade de saúde.

O Centro de Orientação de Doentes Urgentes, no Porto, terá ordenado à corporação de bombeiros o encaminhamento imediato para o Hospital de Bragança.

Escrito por CIR