PUB.

Pão e Azeite em destaque este fim-de-semana pelo décimo ano na feira de Suçães

PUB.

Ter, 15/11/2022 - 09:12


O pão e o Azeite de Suçães foram os reis daquela aldeia do concelho de Mirandela durante o fim-de-semana

Pelo 10º ano, dois dos ex-líbris da localidade voltaram a dar nome a uma feira que foi montra para muitos outros produtos regionais e até artesanato.

“Este pão é diferente do das padarias, não tem tantos fermentos, unicamente pomos um pouquito de fermento. Este pão conserva-se 15 dias e não sabe a fermento”, referiu uma expositora.

“Tenho azeite, azeitonas e frutos secos. São da produção dos meus pais. Estamos agora a fazer o novo azeite, este ano houve menos produção”, disse outra expositora.

O azeite e o pão são dois produtos com história naquela aldeia. No caso do pão, afamado não só no concelho, ainda hoje preserva características que o diferenciam, refere a presidente da junta, Maria Luísa Deimãos.

“O pão é cozido num forno a lenha, com características próprias que dá um sabor especial é vendido em todo o concelho de Mirandela e nos concelhos limítrofes. Há inclusive uma loja no Porto que está a vender pão de Suçães”, explicou.

São exemplo da qualidade que ali se produz, os azeites da Casa de Santo Amaro, reconhecidos como uns dos melhores do mundo. O proprietário, Francisco Pavão, que é também presidente da Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro, refere que é necessário saber promover os azeites que a região produz.

“Esta região é das regiões que tem os melhores azeites do mundo. Há extraordinários azeites pela região toda, temos que os saber promover. É importante que os produtores também procurem sinergias entre eles, é impensável que sozinhos vamos a uma feira ao Japão ou ao Brasil, é importante que em conjunto consigamos diluir custos, aumentar escala e trabalhar para o bem comum de todos nós”, frisou.

A X Feira do Pão e do Azeite de Suçães juntou cerca de 20 expositores e contou com actividades paralelas que decorreram ao longo dos dois dias do fim-de-semana.

Escrito por Onda Livre (CIR)