PUB.

Orçamento municipal de Freixo de Espada à Cinta conta com 15 milhões de euros

PUB.

Sex, 13/01/2023 - 08:56


O município de Freixo de Espada à Cinta tem um orçamento de 15 milhões de euros para este ano

Este orçamento tem em conta a dívida a curto prazo do município, que ronda os quatro milhões de euros.

“Aquilo que o município fez em relação a este orçamento foi fazer um orçamento realista. Aquilo que se acautelou foi colocar neste orçamento a dívida de curto prazo, que estava omissa. O que detectamos é que em vez de 1,5 milhões de euros de dívida de curto prazo, havia 4 milhões, o que incrementou dificuldades financeiras ao orçamento”, explicou o presidente da câmara, Nuno Ferreira.

No orçamento está também contemplado o apoio aos jovens estudantes que se mantêm em Freixo e daqueles que vão estudar para a vila, assim como o transporte dos alunos. Na área da saúde, vai comparticipar medicamentos e financiar o transporte de doentes oncológicos e de famílias carenciadas. Outra das prioridades é o apoio à habitação social.

“A aprovação do 1º Direito, que é um programa de acção social e onde conseguimos 4,5 milhões de euros de financiamento a 100% para a habitação social e 1,5 milhões indirectamente que virá também para Freixo e que terá que ser executado ao longo de três anos”, acrescentou.

Quanto a empreitadas, contempla a melhoria de acessibilidades e a obra na Santa Casa da Misericórdia de Freixo.

“A obra na Misericórdia tem um orçamento de 600 mil euros e o projecto das acessibilidades, que será intervencionado quer na vila, quer nas freguesias de Ligares e Lagoaça, tem uma verba de 700 mil euros”, disse.

Este ano, a Câmara de Freixo de Espada à Cinta vai aplicar a taxa mínima de IMI, ou seja 0,3%, e vai devolver aos munícipes 2,5% do IRS.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais