Orçamento municipal de Alfândega cresce meio milhão por causa de obras

PUB.

Sex, 04/01/2019 - 09:00


O orçamento do município de Alfândega da Fé para este ano é de cerca 10 milhões de euros, registando um aumento de meio milhão, relativamente ao ano anterior

Berta Nunes, presidente do município alfandeguense, salienta que este crescimento se deve a um grande número de obras que vão ser executadas este ano. "Temos um orçamento de cerca de 10 milhões, é um pouco mais e é um orçamento grande, comparativamente com anos anteriores e é assim porque este ano prevemos executar mais obras que são financiadas pelos fundos comunitários e isso é que leva a este aumento. Normalmente, o nosso orçamento é de sete a oito milhões anuais. Este ano, excepcionalmente é superior a 10 milhões", contou a autarca. 

As obras serão a construção da escola EB 2, a fase de revitalização urbana, a zona industrial e a eficiência energética. Devido ao programa de assistência financeira que o município de Alfândega da Fé está inserido, o FAM (Fundo de Apoio Municipal) apenas o IMI sofreu uma redução, como explica a autarca. "Estamos ainda no Fundo de Apoio Municipal e temos um plano de ajustamento que temos de cumprir. Está bem definido como vamos arrecadar as receitas municipais, ou seja, vamos aplicar as taxas máximas e foi isso que fizemos, com excepção do IMI em que foi possível fazer uma redução, mas já no ano passado, porque o orçamento de estado assim o permitiu. Em vez de ser 0,50 vamos cobrar 0,45. Tirando o IMI, temos depois a derrama que mantém o mesmo valor do ano passado e o IRS".

O orçamento do ano passado foi de 9,5 milhões de euros. A dívida do município neste momento é de 17 milhões de euros, tendo a autarquia de Alfândega da Fé reduzido um milhão, relativamente ao ano passado. O orçamento para 2019 foi aprovado, com a abstenção da bancada PSD/CDS e sem votos contra.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Maria João Canadas