Obras para 25 habitações sociais em Carrazeda de Ansiães arrancam já em 2026

PUB.

Sex, 07/11/2025 - 10:44


As novas casas sociais de Carrazeda de Ansiães vão acolher as famílias da comunidade cigana que, atualmente, vive em barracas num descampado junto à área empresarial

As obras de construção de 25 habitações sociais da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães vão começar em 2026.

O concurso público já foi realizado e a Assembleia Municipal aprovou, esta terça-feira, os procedimentos para que o investimento de quase quatro milhões de euros avance.

O presidente da autarquia, João Gonçalves, nota que os próximos passos vão ser definidos na reunião de câmara que decorre hoje. “Nessa reunião de Câmara, a autarquia vai aprovar o relatório final do concurso, a minuta de contrato, a quem vai adjudicar. Depois são só procedimentos, já de contratação, que têm a ver, obviamente, com a apresentação dos documentos de habilitação e de alguns planos, nomeadamente o plano de saúde e segurança, e outros que sejam necessários, pela empresa selecionada pelo concurso. Isto para que a obra comece rapidamente.”

As 25 habitações vão ser construídas junto à pista de motocrosse. “São habitações bifamiliares, que são construídas a custos controlados, são construções da Câmara Municipal, portanto elas não vão ser, com certeza, doadas a ninguém, a Câmara será sempre proprietária, mas a sua construção obedece a um objetivo muito concreto, alojar um núcleo precário identificado em Carrazeda há muitos anos, que vivem condições consideradas indignas. Temos que criar condições para acabar com essa indignidade, embora as pessoas pertencentes ao núcleo,  para usufruírem desses espaços, vão ter, com certeza, que cumprir determinadas regras”, frisou.

As 25 novas casas sociais de Carrazeda de Ansiães vão acolher as famílias da comunidade cigana que, atualmente, vive em barracas num descampado junto à área empresarial.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)