Nuno Ferreira diz ter encontrado "uma situação difícil, preocupante e com bastantes surpresas" na câmara de Freixo

PUB.

Qua, 24/11/2021 - 10:14


Um mês e meio depois de ter tomado posse como presidente da câmara de Freixo de Espada à Cinta, Nuno Ferreira denuncia o que diz ser o “desgoverno” que encontrou pela frente, sendo que os últimos oito anos foi o executivo liderado por Maria do Céu Quintas que comandou os destinos do concelho.

O socialista recém-eleito afirma que a câmara lhe foi entregue numa situação preocupante.

“Quando chegámos à autarquia, à data de 13 de Outubro, efectivamente, estavam 15 mil euros na conta do município, depois caiu o FEF (Fundo de Equilíbrio Financeiro) e claro que o valor subiu. A título de exemplo, estivemos nas diversas tomadas de posse nas juntas de freguesia e a Junta de Freguesia de Ligares tinha, quando se tomou posse, 70 mil euros. Há juntas que têm mais dinheiro que a câmara municipal. Encontrámos uma situação difícil, preocupante e bastantes surpresas. Encontrámos uma situação com muita falta de transparência. Deparámo-nos com situações tão inusitadas como dever quase 100 mil euros às bombas de gasolina da vila”, destacou.

Nuno Ferreira já tinha defrontado Maria do Céu Quintas há 4 anos, mas perdeu, tendo assumido, na altura, o papel de vereador da oposição. O socialista diz que a situação é grave mas que o executivo já está a trabalhar na resolução de alguns problemas.

“Posso dizer que tivemos a “amável” surpresa de, à data de 30 de Junho, a dívida total do município era de 12 milhões de euros.  Neste momento, estamos focados em três pontos-chave: levantamento de toda a realidade de dívida existente, aquilo que iremos negociar e que é possível negociar e, por fim, estabelecer um plano de financiamento, quer a curto, médio e longo prazo, para a pagar”, sublinhou.

O actual presidente prometeu, em campanha, que iria colocar o concelho na senda do desenvolvimento e garante que o vai mesmo fazer.

“Estamos a trabalhar em conseguir fazer uma geminação com Nagasaki, no Japão e também com França. Ainda, até ao final do ano, prevemos reunir com a embaixada da China, para falar sobre a rota da seda. Ainda no que toca ao turismo, posso também dizer que nos vamos candidatar aos caminhos de Santiago. Outra das coisas que já fizemos foi, na semana passada, reunir com a empresa Scenic Tours, que tem navios de luxo, que param em Barca d’Alva. Os turistas seguem para Salamanca mas queremos captá-los. Em vez de irem só para Espanha passam também em Freixo. Iremos ainda reunir com a Cruise Europe e com todas as embarcações que ali param”, refere ainda o autarca.

Nuno Ferreira também assumiu que se iria bater pelo alargamento do horário de atendimento do centro de saúde. A questão já começou a ser tratada.

“Antes da campanha reunimos com o presidente da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, que nos mostrou abertura para o fazer. Pretendemos alargar por mais duas horas, o horário da consulta aberta ao público. Ou seja, até à meia noite. Temos outros acordos a estabelecer com a ULS do Nordeste. Brevemente, até ao final do ano ou começo do próximo, iremos estabelecer uma linha telefónica de atendimento e triagem para os nossos munícipes. Também temos pensado, e vamos acordar isto com a ULS do Nordeste, a quem o propusemos já, reactivar a sala de fisioterapia no centro de saúde. Desta forma, os nossos munícipes deixarão de ter que se deslocar a Mogadouro, Macedo, Bragança ou Mirandela”, esclarece Nuno Ferreira.

O presidente de Freixo garante que os freixenistas podem esperar total transparência deste executivo. Admitiu ainda que vai resolver os problemas que herdou e assume que quer colocar o concelho na senda do desenvolvimento. A entrevista a Nuno Ferreira para ouvir hoje, na integra, depois das notícias das 5. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Carina Alves