Natação: Investigador do IPB eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor do mundo em Water Sports

PUB.

Sex, 23/07/2021 - 12:09


Tiago Barbosa, docente e investigador do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, o melhor investigador do mundo em “Water Sports”.

A distinção é da Expertscape, uma organização americana que elabora rankings em diversas áreas, incluindo desporto.

Foi com satisfação que o investigador recebeu a notícia e diz que cresce a sua responsabilidade. “É uma alegria mas também uma grande responsabilidade. Os desportos aquáticos são uma área relevante no desporto, aliás a natação é a segunda modalidade olímpica”, referiu Tiago Barbosa.  

A classificação dos investigadores tem como base as publicações científicas publicadas por cada um nos últimos dez anos, tendo em conta não só a quantidade de artigos mas também a sua qualidade. E Tiago Barbosa tem mais de 600 trabalhos, muitos publicados em jornais científicos de nível mundial e revistas, como a britânica Nature.

Tiago Barbosa frisa que esta distinção só foi possível graças a toda a equipa com quem trabalha e ao IPB. “Ninguém consegue trabalhar neste domínio de qualidade e com projecção internacional sozinho. É preciso uma equipa por trás. Eu represento todas essas pessoas. O IPB considera a investigação um pilar fundamental para se diferenciar de outras instituições de ensino superior a nível nacional. Temos investigadores de referência internacional em várias áreas científicas”.

Tiago Barbosa é natural do Porto e desde 1998 que lecciona a disciplina de biomecânica no IPB, na Escola Superior de Educação.

O investigador desempenha ainda funções na Federação Internacional de Natação Amadora e é director na Federação Portuguesa de Natação.

 

Jornalista: 
Susana Madureira