PUB.

Municípios da CIM-TTM estão a implementar planos municipais para a igualdade e não-discriminação

PUB.

Qui, 24/11/2022 - 08:41


Os nove concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes estão a criar o Plano Municipal para a Igualdade e Não-Discriminação

A primeira fase consistiu no diagnóstico dos problemas mais evidentes no território, no que toca a esta problemática. A desigualdade de género é um dos problemas mais comuns, mas não é o único, refere Isabel Andrade, responsável pelo projeto. "Temos também problemas como a questão da orientação sexual e problemas ligados à falta de infraestruturas e mobilidade, que tornam os acessos desiguais para as pessoas com algumas dificuldades. Temos como lema ninguém fica para trás e todos têm direito a uma igualdade".

Os resultados obtidos durante a fase de diagnóstico estão agora a ser apresentados à comunidade, com um fórum que está a percorrer os nove municípios, sendo também uma oportunidade para recolher opiniões da população. Outras atividades estão já delineadas no âmbito deste projeto, que serão ajustadas à realidade de cada concelho. "Vamos ter atividades nas escolas, junto de hospitais, centros de saúde, e várias outras dirigidas à comunidade local sobre este tema da igualdade. Tendo em conta os vários resultados que tivemos vamos trabalhar o problema identificado em cada um dos municípios".

O primeiro Fórum para a Igualdade aconteceu em Macedo de Cavaleiros. A vereadora responsável pela área da cidadania, Sónia Salomé, considera que este é um trabalho importante para o interior. "Particularmente nas terras do interior reveste-se de grande importância pois são temáticas que diariamente não são faladas abertamente. Como tal, trata-se de uma iniciativa no sentido de aproximar mais a comunidade dos agentes locais que trabalham mais diretamente com isso, neste caso o município. A ideia é ir ao encontro da estratégia nacional, dos objetivos do desenvolvimento sustentável, particularmente dos que dizem respeito à cidadania, e dar continuidade ao protocolo de cooperação com a Comissão de Igualdade de Género (CIG)".

Os planos municipais terão de estar concluídos até junho do próximo ano.

Escrito por Onda Livre (CIR)