Município de Bragança quer mais fiscalização para evitar furtos de castanhas

PUB.

Qua, 28/09/2022 - 10:36


Com a campanha da castanha a aproximar-se, o município de Bragança quer que seja feita uma fiscalização mais rigorosa das autoridades, quer GNR, quer ASAE. Na região, os furtos de castanha são recorrentes na altura da apanha. 

Por isso, o autarca Hernâni Dias pede atenção no processo de compra e venda do fruto.

“Estamos a trabalhar junto das entidades competentes no sentido de se encontrar uma estratégia para ajudar os produtores a não ficarem sem o produto. Se todos fizermos as coisas correctamente todos beneficiamos ou pelo menos ninguém perde. É nessa medida que terá de haver uma atenção maior neste processo de compra e venda da castanha para que se possa aqueles que estão a vender castanha, sem que sejam produtores, nem tenham feito a aquisição prévia dessa castanha para depois colocarem no mercado”, afirmou.

O município reuniu com os produtores de castanhas e ouviu queixas relativas a furtos do ano anterior. Por isso, está já a tomar medidas junto das entidades competentes para encontrar uma estratégia que o cenário se repita. Hernâni Dias mostrou-se solidário com os produtores. “Não é justo, nem normal, que o produtor que gasta o seu tempo a tratar dos seus castanheiros, na altura de recolher o fruto, alguém vá lá e o retire de forma indevida, sem que nada lhes aconteça, quando depois ainda vão vender as castanhas até a preços mais baixos”, referiu Hernâni Dias.

A fileira da castanha é das que tem mais impacto económico na região. A sua produção gera, anualmente, cerca de 100 milhões de euros na região.

O autarca avançou ainda que, este ano, volta a não acontecer a Norcaça, Norpesca e Norcastanha. A Feira Internacional do Norte não aconteceu em 2020 e 2021 por causa da pandemia e também não se vai realizar este ano. “É preciso reflectir sobre o certame e perceber se faz sentido ou não que ele volte a ser realizado nos moldes em que existe”, refere.

A informação foi avançada esta segunda-feira, na Assembleia Municipal, depois de Hernâni Dias ter sido questionado por um deputado municipal sobre a realização do certame com quase 20 anos de existência. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais