PUB.

Município de Alfândega da Fé vai descer IMI no próximo ano

PUB.

Sex, 16/09/2022 - 09:17


No distrito, este era o concelho onde se aplicava a taxa mais alta do Imposto Municipal sobre Imóveis, 0,395%.

Na última Assembleia Municipal, foi aprovada por unanimidade, a descida para 0,38%.

“Por via do nosso estado financeiro o município teve que aplicar taxas máximas de impostos aos nossos munícipes, mas sempre entendemos que logo que fosse possível iriamos reverter essa situação. Foi isso que fizemos em 2019, com um plano gradual de redução do IMI e que este ano mais uma vez estamos a cumprir, com uma redução de 0,15%” , explicou o presidente da câmara, Eduardo Tavares.

Durante alguns anos, a câmara estava impedida de baixar o IMI, devido à divida municipal. Este ano já houve uma diminuição do imposto e no próximo também haverá. Eduardo Tavares admite ser uma ajuda para as famílias.

Foi ainda feita uma revisão da taxa de juro de empréstimo ao Fundo de Ajustamento Municipal, criado para ajudar a situação financeira dos municípios. A câmara de Alfândega pagava uma taxa de 1,75% que vai descer para 0,95%.

“Nós podemos, ao fim de quatro anos, fazer este pedido de revisão da taxa de empréstimo que temos junto do FAM. Há aqui uma redução significativa no pagamento de juros com este empréstimo”, referiu.

A partir de Outubro o município de Alfândega da Fé vai ainda assumir as competências da acção social, no âmbito da transferência de competências do Governo para as câmaras. Quer isto dizer que alguns serviços da Segurança Social podem agora ser resolvidos no município.

Escrito por Brigantia