PUB.

Motociclismo: Motocruzeiro lança academia de pilotos

PUB.

Qua, 18/01/2023 - 11:00


A Motocruzeiro Racing Academy já abriu em Bragança. O projecto de formação de pilotos é do Motocruzeiro e surgiu da necessidade de potenciar jovens talentos, que têm mostrado credenciais em várias competições, caso de Tiago Rafael, campeão nacional de Minivelocidade em Moto 5.

Mas, se recuarmos no tempo encontrámos outros brigantinos. “Bragança sempre foi uma cidade muito dinâmica no motociclismo. Todos nos lembrámos das grandes equipas e pilotos que a MotoMorais teve em tempos. Ultimamente, também apareceram jovens valores como o Alex Costa, o Patrick e agora o Tiago Rafael. Mas se formos lá trás temos que falar no Reigoto, no Lineto ou no Luís Teixeira”, destacou Francisco Vara, presidente do MOtocruzeiro.

A Motocruzeiro Racing Academy conta com o apoio da Federação Motociclismo de Portugal que vai disponibilizar motas para aprendizagem dos mais novos. “No nosso jantar de Reis estiveram presentes representantes da federação que mostram disponibilidade total para apoiar incluindo a cedência de motas para os pilotos experimentarem”.

A academia conta para já com 11 pilotos. O mais novo tem quatro anos, o mais velho 40. A academia tem como objectivo “formar pilotos com valores e coloca-los a competir em provas nacionais e internacionais” de forma organizada e com o apoio do MOtocruzeiro.

Carlos João, antigo piloto, lidera a comissão que trabalha directamente com os pilotos. Entre os mais novos, além de Tiago Rafael, destaca-se o também campeão nacional de Mini GP em 110 automáticas, Carlos Almeida.

O calendário de provas dos pilotos ainda não está definido. Mas, é certo que vão competir em Portugal e Espanha.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira