Mogadouro quer criar um parque biológico com animais da região

PUB.

Qua, 14/05/2025 - 10:00


O espaço terá ainda animais selvagens, um passadiço ao nível das copas das árvores e 11 bungalows

O município de Mogadouro quer criar um parque biológico com animais da região. O objetivo é atrair visitantes à cidade. Vai abranger dez hectares e ficará no parque da Ribeira do Juncal, onde há um centro interpretativo e também um restaurante. Um projeto de grande dimensão, adianta o presidente da câmara António Pimentel. “O projeto vai contemplar construções para os animais e depois, numa segunda fase, 11 bungalows dentro da mesma área. Vai ter também uma treetop, que no fundo é um passeio aéreo que se desenvolve ao longo da ribeira, ao nível da copa das árvores. Paralelamente à treetop irão estar gaiolas com aves, para poderem ser observadas, com instalações adequadas à permanência e qualidade de vida das aves”, destacou.

Além das raças autóctones da região, o espaço terá ainda animais selvagens: “Vamos ter espécies da nossa região e vai haver também uma zona reservada para animais selvagens, que naturalmente obedece a critérios de permissão por parte das entidades oficiais, animais que poderão vir do centro de recuperação de Torre de Moncorvo”, sublinhou.

O projeto vai permitir criar postos de trabalho, já que vão ser precisos tratadores para os animais. Mas, acima de tudo, vai atrair turistas. “O grande objetivo é, sobretudo, dar maior atratividade ao território, porque, efetivamente, este tipo de parques normalmente tornam-se muito requisitados por escolas, por exemplo. Estou certo que vai ter uma grande importância ao nível da atração turística”, destacou.

A construção do parque vai custar mais de 3,5 milhões de euros. O município aguarda financiamento de 2,5 milhões através do Portugal 2030 e submeteu também uma candidatura ao POCTEP, o maior programa de cooperação transfronteiriço da União Europeia. O projeto está agora em fase de revisão. O município espera, dentro de dois meses, abrir concurso público para adjudicar a obra.

Jornalista: 
Ângela Pais