Miranda do Douro disponibiliza agora um gabinete para o Serviço de Atendimento de Acção Social

PUB.

Qui, 28/09/2023 - 08:56


Faz parte da transferência de competências do Governo para os municípios

Desde Abril, os pedidos de ajuda sociais passarão a ser recebidos pela câmara, que depois os encaminha para a Segurança Social.

“Temos a elaboração da carta social, há programas do CLDS, quando abrir o aviso será este gabinete a fazê-lo, o programa habitacional de conforto para idosos também é agora da competência do município. Há ainda aquela plataforma comercial criada que é a rede social, que é uma plataforma supra concelhia, fazemos também o atendimento normal de acompanhamento social e a gestão do Rendimento Social de Inserção”, explicou a presidente do município, Helena Barril.

A autarca acredita que o trabalho desenvolvido pelo município no âmbito da Acção Social vai complementar o trabalho da Segurança Social.

O gabinete disponibiliza três técnicos. O Governo vai transferir anualmente cerca de 50 mil euros para os gastos com os funcionários e manutenção do edifício. No entanto, Helena Barril considera que esta verba é insuficiente para o trabalho que vai ser feito.

“Ficarão sempre muito aquém das necessidades que o município tem para fazer face a competências com uma abrangência tão lata. Foi um voluntariado que teve que ser mesmo à força, sentíamo-nos já naquele limite com as áreas de intervenção em que o limite já actuava e isto vem-nos trazer muito mais responsabilidade”, frisou.

O gabinete do Serviço de Atendimento de Acção Social fica no antigo edifício da UTAD, em Miranda do Douro e abriu na passada segunda-feira.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais