Ministra da Agricultura esclarece que Direcções Regionais de Agricultura não vão ser extintas com a nova reforma do Governo

PUB.

Ter, 29/11/2022 - 08:58


A ministra da Agricultura esclareceu que as direcções regionais de Agricultura não vão ser extintas no âmbito da transferência de competências para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional

Maria do Céu Antunes falou em Boticas, à margem das comemorações dos 70 anos da cooperativa agrícola local, e quis esclarecer a reforma das direcções regionais de Agricultura.

“Não há extinção das direcções regionais. Ninguém vai concentrar no Porto ou em Évora ou em Lisboa ou em Faro as direcções regionais. Aquilo que vamos fazer é manter a estrutura tal qual está, mas o senhor director vai passar a integrar o órgão da comissão de coordenação para haver articulação de políticas”, explicou.

O Governo aprovou na semana passada, em Conselho de Ministros, a resolução que dá início à transferência e partilha de competências de serviços regionais do Estado para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, em nove áreas, estimando que a reforma esteja concluída até ao final do primeiro trimestre de 2024.

As atribuições a transferir dizem respeito às áreas da economia, da cultura, da educação, da formação profissional, da saúde, da conservação da natureza e das florestas, das infra-estruturas, do ordenamento do território e da agricultura.

“Para Trás-os-Montes, para este ciclo de programação que se inicia em Janeiro do próximo ano, prevemos aumentar os apoios em cerca de 30% para que mais agricultura sustentável possa ser feita neste território e com isso podermos alcançar um desenvolvimento económico e social”, acrescentou a governante.

Durante a última semana foram várias as organizações do sector agrícola que criticaram duramente a reforma anunciada pelo Governo e apontaram para a extinção das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas e para o afastamento dos serviços do território.

A ministra Maria do Céu Antunes fez questão de salientar que não há extinção das Direcções Regionais de Agricultura, nomeadamente a do Norte, que tem sede em Mirandela.

Maria do Céu Antunes esteve no sábado em Boticas para a celebração dos 70 anos da Cooperativa Agro Rural de Boticas, que tem mais de mil associados e trabalha nas áreas da carne barrosã, do cabrito, do mel e das florestas. 

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)