Sex, 09/02/2024 - 11:32
O município de Vinhais submeteu o projecto ao programa “Linha + Interior Turismo”, do Turismo de Portugal para valorizar as minas.
O presidente da câmara, Luís Fernandes, explicou que vão ser feitas várias intervenções. “Tem como objectivo requalificar todo aquele espaço das minas de Ervedosa, mas que abrange a zona de Nuzedo, de uma praia fluvial, também a chamada ponte dos mineiros, percursos pedestres e um miradouro. É transformar aquela zona envolvente numa zona de pontencial turístico”, disse.
Além das diversas requalificações, vai ser ainda feito um centro interpretativo para que os visitantes possam conhecer a história das minas e de quem lá trabalhou.
A candidatura foi agora aprovada. De acordo com o autarca, alguns concursos vão ser agora lançados e espera que as obras comecem ainda este ano. “Agora vamos lançar os concursos. Estamos a falar de várias acções diferentes, que fazem parte desta candidatura. Vamos lançar brevemente alguns concursos, porque outros ainda estão em fase de projecto. O objectivo é começar a obra ainda este ano”, adiantou.
A requalificação das minas, dos percursos pedestres, da ponte e do miradouro custam cerca de 570 mil euros, dos quais 400 mil serão financiados pelo Turismo de Portugal e o restante pelo município.
Escrito por Brigantia