PUB.

Minas de Ervedosa e zona envolvente vão ser requalificadas para atrair visitantes a Vinhais

PUB.

Sex, 09/02/2024 - 11:32


As minas de Ervedosa vão ser requalificadas para serem um ponto de atracção turística

O município de Vinhais submeteu o projecto ao programa “Linha + Interior Turismo”, do Turismo de Portugal para valorizar as minas.

O presidente da câmara, Luís Fernandes, explicou que vão ser feitas várias intervenções. “Tem como objectivo requalificar todo aquele espaço das minas de Ervedosa, mas que abrange a zona de Nuzedo, de uma praia fluvial, também a chamada ponte dos mineiros, percursos pedestres e um miradouro. É transformar aquela zona envolvente numa zona de pontencial turístico”, disse.

Além das diversas requalificações, vai ser ainda feito um centro interpretativo para que os visitantes possam conhecer a história das minas e de quem lá trabalhou.

A candidatura foi agora aprovada. De acordo com o autarca, alguns concursos vão ser agora lançados e espera que as obras comecem ainda este ano. “Agora vamos lançar os concursos. Estamos a falar de várias acções diferentes, que fazem parte desta candidatura. Vamos lançar brevemente alguns concursos, porque outros ainda estão em fase de projecto. O objectivo é começar a obra ainda este ano”, adiantou.  

A requalificação das minas, dos percursos pedestres, da ponte e do miradouro custam cerca de 570 mil euros, dos quais 400 mil serão financiados pelo Turismo de Portugal e o restante pelo município.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais