PUB.

Mil diabos voltam a andar à solta em Vinhais este sábado

PUB.

Sex, 16/02/2024 - 08:49


Os mil diabos voltam a andar à solta em Vinhais amanhã

O evento atrai milhares de pessoas à vila, que podem apreciar várias encenações cénicas, mas também o famoso teatro dos diabos subirem às janelas para raptarem as raparigas.

Este ano, com algumas novidades. “Vamos ter vários pontos com companhias de teatro a fazer a representação cénica de situações com o diabo, a morte, com toda a parte espiritual e muita animação com fogo e a procissão encerra com a queima da morte. Tem algumas novidades, vamos ter cá a vencedora do recorde do Guiness de lançamento de fogo”, adiantou o vereador da câmara, Artur Marques.

Este ano, o percurso vai ser feito no sentido inverso. Vai começar nas muralhas e terminar junto ao seminário. O objectivo é prolongar a festa noite dentro. “A festa continua no pavilhão do fumeiro ou numa tenda, onde vamos ter comes e bebes e animação nocturna com gaiteiros, dj’s e música dos anos celta, pop, rock”, disse.

O evento atrai pessoas de várias zonas da região, mas também de fora, dando também dinâmica ao sector da hotelaria. “Tem tido muita procura, mesmo o Parque Biológico de Vinhais está praticamente lotado, a parte hoteleira tem tido muita procura para este fim-de-semana”, referiu.  

Amanhã os diabos voltam a sair à rua na vila de Vinhais. Um dos pontos altos da noite é a queima da morte, um boneco com vários metros de altura que está a ser construído pelos alunos do agrupamento de escolas do concelho. E já diz o ditado, “quem pró rosto da morte olhar, por mais um ano a irá afastar”.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais