Médico sugere criação de Associação de Diabéticos Anónimos

PUB.

Ter, 11/05/2010 - 09:15


O médico-legista Pinto da Costa sugeriu, em Carrazeda de Ansiães, durante as jornadas da diabetes, a criação de uma espécie de Associação de Diabéticos Anónimos. Na sua opinião seria uma forma de as pessoas darem mais atenção à doença.  

“Eu acho que a criação dessa associação era importante para que as pessoas pudessem dar o seu testemunho e exemplo de vida” considera, acrescentando que ao mesmo tempo “outros procurem soluções com a experiencia de pessoas que vivem essas situações”.

Pinto da Costa sugeriu até que essa associação “pode surgir aqui em Carrazeda de Ansiães ou noutro sítio qualquer”.

 

Pinto da Costa supõe que numa Associação de Diabéticos Anónimos a mensagem passaria melhor entre as pessoas, sobretudo entre aquelas que tendem a desvalorizar os conselhos dos médicos.

“A mensagem que passa melhor é o contacto directo com as pessoas porque são situações reais” explica e assim “as pessoas aceitam melhor do que se for um médico a dizer não faça isto ou aquilo”. “Dá muito mais resultado” salienta.

 

No distrito de Bragança existem actualmente oito mil diabéticos, num universo de cerca de 150 mil pessoas, e nos últimos anos tem-se assistido a um aumento entre a população mais nova.

A culpa é do estilo de vida cada vez mais sedentário e maus hábitos alimentares.

Escrito por CIR