Médico Miller Guerra homenageado em Vila Flor

PUB.

Seg, 16/01/2023 - 09:06


João Pedro Miller Guerra foi médico, político e gestor público de ciência

Nasceu em 1912, em Vila Flor. Licenciou-se em Medicina, pela Universidade de Coimbra, e foi em Lisboa que começou a carreira como médico no Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Marta, trabalhando com António Egas Moniz.

O vila-florense, que morreu em 1993, carinhosamente chamado de o avô do Serviço Nacional de Saúde, foi homenageado, no sábado, na terra que o viu nascer e a filha, Maria Zulmira Antunes, mostrou-se honrada. “O meu pai… foi meu pai, antes de mais, mas foi uma pessoa que nos marcou muito, a nós, como filhos e como família. Para além de ser um pai muito presente, foi também uma pessoa que tinha um projecto de vida que conseguiu passar para os outros e conseguiu implementar muitas das ideias de melhoramento da vida das pessoas, sobretudo na área da saúde”.

O vila-florense foi o sétimo bastonário da Ordem dos Médicos, de 19968 a 1975.

A filha admite que o pai sempre se preocupou em que a saúde chegasse a todos. “Teve muita atenção às necessidades, sobretudo de saúde, falta de acesso aos cuidados de saúde das pessoas mais pobres. Isso foi sempre algo que o marcou e preocupou muito. Foi estudando os temas de saúde estrangeiros para conseguir soluções”.

A homenagem partiu por parte da câmara e Assembleia Municipal de Vila Flor. O presidente da câmara, Pedro Lima, esclarece que esta homenagem é mais do que actual até porque se trata de um homem que se preocupava em que a saúde chegasse a todos, tal como o município está a fazer com a Unidade Orgânica de Envelhecimento Activo, que leva a saúde e o bem-estar aos idosos mais isolados do concelho. “É um fonte de inspiração e de esperança. Inspiração naquilo que temos que fazer hoje. No tempo dele estavam todos distantes da saúde e ele aproximou-os, sendo o avô do SNS, como nós dizemos, de forma carinhosa. Hoje em dia, o município de Vila Flor tem que dar também esse sinal de que está atento às condições da terra e precisamos de nos focar-nos em quem está isolado. Foi um homem de esperança porque podemos nascer em terras como Vila Flor e sermos o que quisermos, como ele fez”.

A homenagem a Miller Guerra decorreu no sábado, em Vila Flor. Além do Ministro da Saúde, também marcou presença o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves