PUB.

Manutenção no posto de transformação de electricidade em Alimonde provocou prejuízos aos moradores

PUB.

Qua, 22/06/2022 - 09:16


Alguns habitantes de Alimonde, no concelho de Bragança, queixam-se do estrago de vários electrodomésticos depois de trabalhos na cabine transformadora de electricidade da aldeia

Segundo os moradores, na segunda-feira os técnicos da empresa E-redes estiveram a fazer manutenção no posto e provocaram um aumento da tensão eléctrica, o que fez queimar muitos aparelhos. Olinda Pires foi uma das lesadas. Conta que estava em casa quando tudo aconteceu.

“Metade da minha casa ficou em curto-circuito. Queimou o exaustor, a máquina do café, uma boxe e tive alguns problemas eléctricos que tenho que fazer mudanças. Estava em casa quando aconteceu e dei conta porque me disparou o alarme da placa eléctrica. Quanto me irá custar, ainda não sei, porque estou à espera de orçamentos, mas sei que é para cima de mil euros”, disse.

Olinda Pires já contactou a empresa responsável, que lhe pediu o valor dos danos causados. Sabe-se também que o sino da igreja da aldeia, no valor de 10 mil euros, também não está a funcionar. Outra das pessoas afectadas foi Isaura Afonso, que ficou sem televisão e esquentador.

“Eu andava na horta e ouvi rugido e quando vim encontrei os electrodomésticos queimados, a televisão e o esquentador. O esquentador não acende a luz nem trabalha e a televisão não dá sinal”, contou.

O presidente da União das Freguesias de Castrelos e Carrazedo, que abrange Alimonde, disse já ter recebido vários telefonemas dos habitantes a queixarem-se dos prejuízos. De acordo com Luís Gonçalves, os moradores têm que fazer queixa na E-redes, mas teme que não sejam ressarcidos na totalidade.

“As pessoas têm que se dirigir à E-redes. Eles vão mandar um técnico para avaliar os prejuízos. Têm um protocolo com uma rede de electrodomésticos. Os electrodomésticos que não tiverem reparação, a empresa compra um idêntico. Se o electrodoméstico é muito idêntico, mas a empresa só dá 200 euros e ele custou 250, o proprietário vai ter pôr mais 50 euros do bolso dele, portanto vai ficar prejudicado”, explicou.

Os trabalhos de manutenção no posto de transformação de electricidade foram feitos pela E-Redes, empresa do grupo EDP responsável pela operação da rede de distribuição de energia eléctrica em Portugal continental. A Rádio Brigantia já contactou a E-Redes, que explicou que houve “uma interrupção do fornecimento de energia que não estava planeada” e as causas estão agora a ser apuradas. Quanto aos estragos, respondeu que “assumem todas as suas responsabilidades legais” e que quando “apuradas as causas e atribuída a responsabilidade, o processo de pagamento de prejuízos causados é tratado de forma expedita”.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais