Mais 35 camas para cuidados integrados em Macedo de Cavaleiros e em Vinhais

PUB.

Qua, 08/08/2018 - 10:25


O Ministério da Saúde disponibilizou mais 35 vagas nos cuidados integrados no distrito.

São 15 camas na Unidade de Convalescença em Macedo de Cavaleiros, atribuídas à Unidade Local de Saúde do Nordeste e 20 camas para a Unidade de Longa Duração e Manutenção, da Santa Casa da Misericórdia de Vinhais. Os contratos com a Administração Regional de Saúde foram agora assinados, devendo em breve entrar em funcionamento.

No caso de Vinhais, este é o culminar de um processo de 10 anos, como destacou o provedor da Santa Casa da Misericórdia da vila, António Rodrigues:

“É um processo que já leva 10 anos e que tem causado alguns constrangimentos porque me tem tirado muitas noites de sono, mas finalmente consegui resolver. Os cuidados integrados já podem funcionar agora no mês de Agosto é apenas uma questão de haver utentes”, contou o provedor da Santa da Misericórdia de Vinhais.

Devido ao atraso na autorização destas camas em Vinhais, foi necessário ainda fazer obras para adaptar as instalações o que implicou mais investimento a rondar, 120 mil euros. "Grande parte deste apoio, 95%, foi da Câmara Municipal de Vinhais, sem a autarquia não era possível abrir esta unidade de cuidados continuados", referiu o provedor.

Valor que acresce ao investimeno inicial de 1,35 milhões de euros, para adaptar o antigo centro de saúde.

No caso das vagas para a Unidade Local de Saúde do Nordeste, o contrato vai permitir abrir a Unidade de Convalescença de Macedo de Cavaleiros, que tinha sido anunciada em Janeiro de 2017. As 15 camas começarão a funcionar já em Setembro, no antigo Centro de Saúde.

Escrito por Brigantia

 

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro