PUB.

Mais 11 casos positivos de Covid-19 confirmados em Izeda

PUB.

Sáb, 25/07/2020 - 16:00


Depois de conhecidos os testes realizados ontem, foram confirmados mais 11 casos de Covid-19 em Izeda, concelho de Bragança, o que levou ao cancelamento da próxima feira. Registou-se ainda um novo caso positivo em Miranda do Douro.

 

Sete dos novos infectados em Izeda integram o corpo dos bombeiros voluntários da vila, incluindo o comandante. A corporação continua, assim, a não ter condições para prestar o socorro habitual, já que além dos 9 casos positivos, registados no total, vários outros operacionais vão manter-se em isolamento profilático, confirmou o comandante dos bombeiros de Izeda, Óscar Esménio.

Estes números agora conhecidos juntam-se aos sete casos positivos na vila de Izeda confirmados ao longo da última semana.

No total, este surto de Izeda conta com 18 casos, incluindo um guarda prisional natural de Izeda e que trabalha no Estabelecimento Prisional de Lisboa. O homem terá sido infectado em Izeda, onde esteve no fim-de-semana passado, e fez o teste antes de entrar ao serviço no EPL, no início da semana. Segundo o gabinete de relações públicas da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, o guarda prisional em questão “não trabalhou antes de fazer o teste”, não tendo estado em contacto com nenhum recluso. Terá, no entanto, feito “pernoita no estabelecimento e houve colegas que tiveram de ficar de quarentena”.

Mais pessoas da lista de contactos dos infectados vão realizar testes nos próximos dias.

A União de Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova mostra-se preocupada com o evoluir da situação epidemiológica na localidade e decidiu cancelar a feira que devia acontecer nesta segunda-feira. O próprio presidente da união de freguesias está em isolamento profiláctico depois de ter estado em contacto com um caso positivo, no entanto, o teste que realizou deu negativo para a Covid-19. Escrito por Brigantia.