Qui, 15/05/2025 - 08:00
A Feira de São Pedro está de regresso a Macedo de Cavaleiros entre 28 de junho e 6 de julho. Oito dias dedicados à tradição, agricultura, produtos endógenos e com muita animação musical. Nesta edição, a água será o tema central para a realização de colóquios e seminários. O presidente da associação comercial, Paulo Moreira, explica que o principal objetivo é dar a conhecer as empresas, mas também criar dinâmica económica e “colocar as empresas em patamares superiores”, como sendo as que estão ligadas ao turismo e à inovação, mas também parceiros, inclusive a IPB, e outras empresas que irão participar nos colóquios.
São esperados entre 80 a 120 expositores, com comerciantes do concelho, mas também de toda a região. Também não faltará um dia dedicado à agricultura. “Temos, maioritariamente, exposição de automóveis novos e usados, mas também temos muita componente de exposição agrícola. E a feira agrícola, que existiu em tempos, é, agora um dia específico integrado na feira. Conta com atividades, com gincana de tratores, com chega de touros”.
Nesta que é a quadragésima edição da feira, há uma aposta em atividades para atrair os mais novos. Existirá assim uma nave dedicada à tecnologia e ao gaming, adianta o presidente do município, Benjamim Rodrigues. “Temos todo o tipo de jogos, com consolas de todo o tipo também, e toda a variedade de jogos para deliciar os mais novos. A tecnologia será também destinada a um público jovem, obviamente que também os adultos estarão interessadíssimos, porque nós teremos expositores ligados ao conhecimento”.
O certame representa um investimento de quase 450 mil euros, o dobro em relação à edição do ano passado. Para o autarca, trata-se de uma feira que tem impacto na economia do concelho, mas também de toda a região. “Temos mil camas disponíveis, não conseguem dar resposta a tanta gente. É certo que, muitas vezes, os visitantes são do próprio concelho, podem ir dormir a casa, mas temos muitos visitantes de fora que, de facto, precisam de alojamento e vão procurar alojamento em Alfândega, em Mirandela, em Bragança. Portanto, todos os concelhos à volta terão aqui uma animação económica considerável”.
Daniela Mercury, The Legendary Tigerman, Emanuel, Calema, Gipsy Kings, Diego Miranda, Wet Bed Gang, entre muitos outros, animarão Macedo de Cavaleiros entre 28 de junho e 6 de julho.
Escrito por Brigantia