PUB.

Macedo com 4 milhões para reabilitação habitacional ao abrigo do programa “1.º Direito”

PUB.

Qua, 23/06/2021 - 10:27


Cerca de 4 milhões de euros vão ser aplicados, ao longo de seis anos, para ajudar 49 famílias que vivem em condições indignas no concelho de Macedo de Cavaleiros. 

Esta medida faz parte da Estratégia Local de Habitação ao abrigo do 1º Direito. Segundo a vereadora, Sónia Salomé, serão melhorados bairros sociais do município e ainda criadas novas estruturas.

“Serão 16 fogos para a criação de oferta de habitação social que vive em condições habitacionais indignas, vai ser também intervencionada uma casa de emergência social, de momento temos uma e está proposta a criação de outro fogo para emergência social, e a reabilitação das habitações municipais do bairro da Alegria, que são 32 fogos”, esclarece.

Dos 4 milhões para a reabilitação das casas sociais do município, 3 milhões e 600 mil euros serão financiados pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

A par destas intervenções, a Estratégia Local prevê ainda a contratação de técnicos para ajudar famílias que não estão em habitações sociais.

“O município vai ter acesso a uma candidatura em que poderá recrutar recursos humanos e vai alocar esses recursos humanos à instrução de candidaturas direccionado para os privados, para ajudar as pessoas que estão identificadas na estratégia e não conseguem normalmente fazer a candidatura e que têm dificuldades financeiras”, sublinhou.

No total, a Estratégia Local de Habitação do município de Macedo de Cavaleiros vai abranger 155 agregados familiares, num total de 380 pessoas. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais