PUB.

Macedense vence Concurso de Propostas de Investigação com tratamento para cancro da mama e rim

PUB.

Qui, 23/09/2021 - 10:02


Olívia Pontes é natural da aldeia de Morais, no concelho de Macedo de Cavaleiros, e venceu o primeiro prémio do V Concurso de Propostas de Investigação, um concurso de apresentações científicas em vídeo, organizado pelo Grupo Compostela de Universidades.

A transmontana propõe um tratamento promissor ao nível do cancro da mama e do rim.

“O meu trabalho foca-se no estudo de novos compostos que foram desenvolvidos no Centro de Química da Universidade do Minho e que depois eu fui testar. Primeiro, em linhas celulares do cancro da mama e depois em carcinoma das células renais. Ambos mostraram ser bastante activos, e mostraram diminuir as células cancerígenas”, explicou.

Uma experiência que revelou ainda não ser tóxica para os animais, o que Olívia Pontes considera ser um “grande avanço”.

Esta investigação decorre há cerca de dez anos, sendo que Olívia faz parte dela há quatro, altura em que iniciou o doutoramento na Universidade do Minho.

 “É muito gratificante. O que me levou a escolher este curso e perseguir a investigação foi o facto do cancro ser uma doença que mata milhares de pessoas todos os dias. A nível pessoal, tenho pessoas na família que sofreram de cancro. É muito bom vermos o nosso trabalho reconhecido”, realçou.

Olívia Pontes é licenciada em Genética e Biotecnologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e mestre em Bioquímica Aplicada pela Universidade do Minho. Venceu ainda prémios da Sociedade Internacional do Metabolismo do Cancro e da Associação Europeia de Investigação em Cancro e uma bolsa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Escrito por Onda Livre (CIR)