Licenças da caça no multibanco

PUB.

Seg, 29/09/2008 - 08:20


A possibilidade advém do novo regime de licenciamento desta actividade. Numa altura em que se aproxima a abertura geral da caça em que a emissão de licenças aumenta, esta aparente facilidade pode tornar-se num constrangimento para alguns caçadores, sobretudo os mais velhos.  

No entanto, as associações de caçadores podem ter aqui um papel de auxílio. “Nos caçadores mais antigos poderá criar alguma inibição pelo facto de não dominarem as novas tecnologias” afirma Raul Fernandes, da Federação das Associações de Caçadores da Primeira Região Cinegética acrescentando que “com o apoio das organizações de caçadores as dificuldades podem ser superadas”.

 

Raul Fernandes alerta ainda para o cuidado a ter com o talão do multibanco que comprova a emissão da licença. “Se não houver o devido cuidado, a licença emitida pelo multibanco fica sem leitura passadas poucas semanas” afirma. Por isso, aconselha que as pessoas “se socorram de uma fotocópia para que haja sempre leitura do documento” até porque o pedido da segunda via “só é possível 60 dias depois e nos serviços regionais da Circunscrição Florestal ou nos Núcleos Florestais”.

 

Para a Federação das Associações de Caçadores da Primeira Região Cinegética, o novo regime de licenciamento da caça trouxe pelo menos uma vantagem. “Primeiro, para se poder praticar o acto venatório sobre espécies cinegéticas de caça maior, menor patos e espécies aquáticas era preciso ter três tipos de licenças mas agora basta apenas uma” explica Raul Fernandes.

 

De recordar que a abertura da época geral de caça decorre no inicio do mês de Outubro.