Ladrões de cobre roubaram parte do telhado da Sé Catedral de Bragança

PUB.

Qui, 22/09/2011 - 13:23


Mais um roubo de cobre em Bragança. Desta vez, os ladrões levaram placas do telhado da Sé Catedral, no final da semana passada.

Manuel Rodrigues, o zelador daquele espaço, conta que já não foi a primeira vez que os ladrões furtaram cobre na catedral e que os prejuízos já devem ultrapassar os dez mil euros.

 

“Já levaram 18 chapas. Da primeira vez foram sete chapas, de três quilos cada uma. Na altura gastaram-se mais de quatro mil e tal euros. Entretanto levaram mais algumas e, agora, desta última vez, foram mais oito. Se sete chapas custaram mais de quatro mil euros, agora as 18 deve ser mais do dobro”, sublinha, explicando que as primeiras sete, que foram repostas, também já foram roubadas.

 Manuel Rodrigues explica ainda que as placas são retiradas do telhado, com alguma facilidade.

“É tudo do telhado, da parte que fica muito ao passeio, da parte de trás, que dá para a Câmara. São fáceis de tirar. Levantam-nas com um pé de cabra e cortam-nas com uma tesoura. Desta vez até já tinham retirado o cúmeo, para na noite seguinte levarem as restantes. Eram mais 20 chapas que estavam prontas para ir”, acredita.

 

O zelador da catedral de Bragança diz que já não é possível alterar o projecto para substituir a cobertura em cobre por outro material.

 “O telhado tem de se manter mas vai tentar resolver-se de outra maneira. Tem é de ser o mais breve possível.”

O caso foi já entregue à PSP, que prometeu aumentar a vigilância no local.

Suspeita-se que o cobre seja encaminhado para sucatas da vizinha Espanha.

Escrito por Brigantia