Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação do IPB inicia actividades com 24 investigadores

PUB.

Qui, 06/06/2019 - 09:41


Com 24 novos colaboradores, já se deu início às actividades do Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação, do Instituto Politécnico de Bragança, instalado no Brigantia Ecopark.

 O More foi lançado no início do 2018 e já tinha arrancado em Janeiro deste ano, durante a “semana aberta da internacionalização e competitividade” do politécnico.

Segundo o presidente do IPB, Orlando Rodrigues, pretende-se estreitar caminho entre os centros de investigação e as empresas. “Este Laboratório Colaborativo é uma figura nova de instituições de interface entre o sistema científico e tecnológico e as empresas. O que pretendem fazer é a transferência de conhecimento e promover a inovação e a competitividade nas empresas. O nosso foi um dos primeiros sete a ser aprovado, na primeira fase”, destacou.

Os novos elementos formam uma equipa multidisciplinar para as várias ambições do laboratório. Orlando Rodrigues explica que estes profissionais vão estar em contacto com as empresas criando projectos, um trabalho novo em Portugal. “Tem algumas áreas temáticas definidas, alimentar, ciências agrárias, tecnologias limpas, área da robótica, automação e digitalização, desporto, saúde e bem-estar. Estas pessoas vão contactar as empresas e procurar contratualizar projetos de inovação, bem como procurar financiamento e inter-actuar com os investigações dos centros de investigação”, esclareceu.

Estes 24 colaboradores foram escolhidos entre quase mil candidaturas.

A cerimónia formal de assinatura de contratos aconteceu esta semana, no Brigantia Ecopark, onde vai ficar instalado o Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação More. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Carina Alves