IPB vai colocar "travão" ao número de vagas devido à limitação de infra-estruturas

PUB.

Seg, 20/11/2023 - 17:47


O Instituto Politécnico de Bragança vai continuar a colocar um “travão” no número de vagas que são disponibilizadas para que os alunos ingressem na instituição

À margem da comemoração do Dia Internacional do Estudante, na sexta-feira, Orlando Rodrigues, presidente do politécnico, disse que a redução do número de vagas tem que continuar até que seja criada a nova Escola Superior de Saúde.

“O nosso objectivo será manter o nosso número de alunos, estamos com cerca de 10 500 alunos. Enquanto não tivermos condições para acolher mais alunos, ou seja, que não tenhamos aumento das infra-estruturas, teremos que nos manter neste número. A construção do novo campus da saúde, da escola, também com valências de recuperação com a ULS, aí já poderemos crescer um pouco mais”, disse.

Quanto à nova escola, prevê-se que a empreitada seja lançada no próximo ano, sendo que, para já, já foi lançado o concurso para a elaboração do projecto de execução da infraestrutura.

Ainda assim, Orlando Rodrigues está ciente de que, mesmo que as infraestruturas existam, não se pode crescer por crescer.

“Temos que perceber a realidade, a dimensão da nossa cidade e os estudantes que estão aqui já é um número significativo, portanto claramente que o nosso crescimento tem que ser sustentado”, frisou.

Declarações de Orlando Rodrigues à margem da celebração do Dia Internacional do Estudante, em que, no IPB, se plantaram tulipas, símbolo da Universidade Europeia STARS EU, à qual a academia pertence, desde o começo deste ano lectivo.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves