PUB.

IPB acolhe Semana da Economia Circular

PUB.

Qua, 15/09/2021 - 09:17


Integrar a Economia Circular em novos modelos de negócios é o principal objectivo da Semana da Economia Circular 2021, que decorre até sexta-feira, organizada pelo Instituto Politécnico de Bragança, em parceria com várias entidades portuguesas e espanholas

De referir, que Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Além de sessões de esclarecimentos, apresentações, workshops e debates, 16 alunos, divididos em 4 grupos, foram desafiados a desenvolver soluções para casos reais de empresas da região. É o caso da empresa produtora de alfaias agrícolas, em Mogadouro, que na sua actividade desperdiça anualmente dezenas de toneladas de aço e ferro. O responsável pela empresa, Hugo Gomes, explica que se associou à iniciativa para encontrar uma solução de reaproveitamento para essa matéria. "É um problema que já temos há muito tempo. É bom ter opções de pessoas mais novas, que consiga dar uma ajuda. Novas ideias".

Para os alunos, esta tarefa de encontrar soluções é o que mais os entusiasma. Ana Lopes, aluna de Gestão de Empresas do ISMAI, apesar de não estar directamente ligada à área ambiental, considera que no futuro não se poderá gerir uma empresa sem integrar a Economia Circular. "Já tinha ouvido falar da economia circular mas foi muito por alto. Com a economia circular conseguimos obter novos produtos, principalmente com o que nos sobra em industrias".

Já Alan Silva, que está a fazer mestrado em Tecnologia Ambiental, na Escola Superior Agrária de Bragança, diz que esta oportunidade de trabalhar na prática com as empresas é muito importante para o seu percurso. "Acho interessante a visão empresarial e sustentável e queria ter maior percepção de como integrar a sustenatbilidade na área de negócios".

O professor Artur Gonçalves, responsável pela organização, explica que o projecto vai mais longe e não se fica, apenas, pela realização da Semana da Economia Circular. Agora estes alunos vão procurar e investigar soluções para apresentar às empresas. "É um projecto transfronteiriço, que envolve 12 parceiros e teve o ponto alto em Bragança, com este evento. Tivemos uma sessão muito importante de ligação ao mundo empresarial, em que os alunos trabalharam casos de estudo, desafios lançados por empresas, com as quais vão interagir e visitar algumas. Depois vão propor estratégias de incorporação dos príncipios da economia circular".

Nesta Semana da Economia Circular, o IPB reúne um conjunto de iniciativas desenvolvidas no âmbito do Projeto INTERREG Circular Labs, dirigidas a empresas, instituições, investigadores, alunos e à população em geral, criando uma oportunidade para o debate em torno da Economia Circular e do seu impacte na sociedade contemporânea. O evento decorre até sexta-feira, na Escola Superior Agrária do IPB.

Escrito por Brigantia