PUB.

Inaugurado monumento de homenagem aos militares de Vila Flor que participaram na 1ª Guerra Mundial

PUB.

Ter, 22/11/2022 - 11:14


No Jardim de Santa Luzia foi inaugurado um monumento de homenagem aos militares de Vila Flor que participaram na 1ª Guerra Mundial

A par disso foi apresentação o livro “Vila Flor na Grande Guerra 1914-1918”, de Gracinda Peixoto, Alexandre Carvalho e Lília Teixeira.

Gracinda Peixoto diz que o objetivo do livro, tal como o do monumento, é lembrar os vila-florenses que combaterem na primeira guerra mundial. "É uma homenagem aos militares do concelho de Vila Flor que partiram, deixando para trás todos os familiares e amigos para irem defender a pátria".

É um livro que requereu o trabalho de três pessoas para poder ter uma investigação mais rigorosa. "Teve que ser feito com base em fontes seguras e essas fontes era realmente o exército, que nos forneceu as folhas de registo que continham todos os dados relativos aos militares".

Mas, mesmo assim, não foi fácil apurar todos os nomes.

“Vila Flor na Grande Guerra 1914-1918”, de Gracinda Peixoto, Alexandre Carvalho e Lília Teixeira, livro lançado ontem a par da inauguração do monumento de homenagem aos militares de Vila Flor que participaram na 1ª Guerra Mundial.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)