Grifos podem ajudar a combater o envenenamento de aves de rapina

PUB.

Qui, 12/12/2019 - 09:51


A Palombar- Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural está a criar uma rede de espécies-sentinelas para combater uso ilegal de veneno em Portugal.

A Palombar- Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural está a criar uma rede de espécies-sentinelas para combater uso ilegal de veneno em Portugal. O projecto Sentinelas consiste na marcação e seguimento de grifos, utilizando um sistema GPS para avaliar ameaças a aves de rapina em diferentes territórios da Rede Natura 2000.

 “Os animais têm colocados transmissores GPS e, portanto, nós estamos a receber informação sobre a sua posição e qualquer anormalidade que exista, por exemplo, um animal que esteja a emitir um sinal e que esteja sempre no mesmo sítio, temos um alerta de que algo não está bem e imediatamente vamos ao local ver o que se passa”, explicou João Santos, da Palombar.

Para já são cinco as aves marcadas no território do Douro Internacional e Vale do Águeda. Além de obter dados sobre a mortalidade por envenenamento, o projecto pretende contribuir também para avaliar outras ameaças para as aves necrófagas e para a biodiversidade e ecossistemas.

“Estas aves sofrem muitas ameaças. Alem do uso ilegal de veneno, a questão dos aerogeradores, da potencial colisão com essas estruturas, como por exemplo fios eléctricos e linhas de alta tensão, são outras ameaças que enfrentam”, acrescentou.

O projecto foi aprovado e é financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, sendo realizado pela Palombar em parceria com a Universidade espanhola de Oviedo.

No total vão ser abrangidas 4 áreas e marcados 15 grifos.

Escrito por Brigantia

Foto: Palombar

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro