Greve de funcionários judiciais levou ao encerramento de tribunais na região

PUB.

Qui, 14/09/2023 - 09:13


A greve dos funcionários judiciais da Comarca de Bragança levou ao encerramento de tribunais e adiamento de diligências na região, ontem

De acordo com a secretária nacional do Sindicato dos Funcionários Judiciais, Alexandra Lopes, a adesão da greve rondou os 85%.

“Bragança teve números bastante significativos. Temos uma média geral de 85%, sendo que tivemos núcleos, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Vila Flor, atingiram os 100%. No núcleo de Bragança ronda entre os 75 e os 80% e no de Mirandela 70%”, avançou.

Os trabalhadores pedem um aumento salarial, a abertura de concursos para determinadas categorias e ainda um regime de pré-aposentação. As greves têm vindo a decorrer ao longo do ano e neste mês de Setembro começou mais uma nova fase de manifestações. Adesão dos trabalhadores supera as expectativas.

“Neste momento, as expectativas estão acima do que era expectável. Porque passado nove meses de perdas remuneratórias e constrangimentos assinaláveis e como é evidente o salário pesa e os compromissos são muitos, portanto as expectativas têm realmente superado aquilo que inicialmente prevíamos”, referiu.

Para a semana estão também agendadas greves para os distritos de Bragança, Beja, Aveiro, Castelo Branco, Évora, Faro e Portalegre. Desta vez num conceito diferente.

“Vamos inaugurar mais uma greve inovadora em que ela se inicia a partir da primeira diligência que está marcada, o que significa que poderá haver dias em que há o fecho do tribunal de manhã e à tarde e outros que pode ser só uma parte do dia”, explicou Alexandra Lopes.

O Sindicato dos Funcionários Judiciais aguarda a apresentação de um projecto estatutário do Governo, que englobe as várias reivindicações feitas. Ainda assim, estão previstas greves até ao final do ano.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais