Galandum distinguidos com prémio nacional

PUB.

Qua, 20/10/2010 - 09:26


Os Galandum Galundaina venceram a primeira Edição dos Prémios Megafone. Uma galardão que distingue projectos nacionais que trabalham em prol da vitalidade da música tradicional portuguesa. Nascidos em 1996, o quarteto transmontano faz do cancioneiro mirandês, a fábrica para a sua música.  

Das sanfonas à gaita-de-foles, dos bombos aos adufes, são os instrumentos com que é criada a sua música, espelhada já em 3 álbuns de originais.

Paulo Meirinhos, um dos músicos, salienta que a tradição só resiste se for modernizada e este foi o segredo para receber este prémio.

“Nós achamos que a tradição só existe se for modernizada e este prémio vem na linha dos nossos objectivos que é renovar a música tradicional fazendo com que ela chegue a mais gente” afirma.

 

Este prémio é um reconhecimento pelos 14 anos de trabalho dos Galandum Galundaina e Paulo Meirinhos considera de muito valor esta visibilidade para a música folk.

“Sentimos que o público gosta do trabalho que fazemos e este prémio nacional traz-nos muitas vantagens porque seremos mais conhecidos” refere, acrescentando que “há um interesse crescente pela música folk através de festivais e esta visibilidade é importante”.

 

Este prémio não tem valor monetário.

Reúne um pacote de iniciativas e parcerias que promovem a música proporcionando um maior contacto com o público, como é o caso da divulgação nas lojas FNAC, a produção de um teledisco e a distribuição da música para toques de telemóvel.

A cerimónia decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Escrito por CIR