Futsal: UFSSMM vence Inter-Freguesias de Bragança e pondera não participar no próximo ano

PUB.

Sex, 29/07/2022 - 02:33


A União das Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo (UFSSMM) venceu pela sexta vez o Torneio Inter-Freguesias de Bragança.

Na final, realizada esta quinta-feira, a formação da UFSSMM venceu a equipa Rossas/Salsas por 3-2.

Márcio, Valdir e Wilson apontaram os golos da equipa da União. João Jerónimo e Yanick marcaram para Rossas/Salsas.

Telmo Afonso, presidente dos hexacampeões, mostra-se satisfeito por mais um triunfo, mas considera que neste género de competição não é o mais importante. “É sempre bom ganhar, mas não é o objectivo principal deste torneio. É verdade que fizemos o pleno, seis edições e seis vitórias. Todos sabemos que esta equipa tem um leque maior de escolhas em termos de jogadores. O segredo para ganhar não é nenhum, é jogar. Parabéns a todos os presidentes das juntas de freguesias e parabéns ao município por organizar este torneio”.

A UFSSMM é a totalista de vitórias do torneio, seis triunfos em outras tantas edições realizadas, e em todos os anos apresenta equipas muito competitivas. Para Telmo Afonso acaba por ser uma luta desigual e, por isso, pondera a não participação da União no próximo ano. “Vamos repensar a nossa participação no próximo ano. Na reunião do executivo vou propor não participarmos no próximo ano. Eu percebo que é uma luta desigual. Se calhar até eu vou jogar pela minha terra natal”.

Quanto à formação de Rossas/Salsas acreditou até ao fim na vitória. O objectivo era quebrar o domínio da União de Freguesias. Pedro Zoio, presidente da junta de Salsas, gostou da exibição da equipa. “Tínhamos a esperança de vencer e quebrar o domínio da União. O que falhou? Não falhou nada. São os condicionalismos do jogo. A união tinha uma equipa muito boa e marcaram mais um golo que nós. Não houve grande diferença apesar de terem uma boa equipa”.

Esta foi a primeira vez que as duas freguesias fizeram uma parceria para o torneio, que Luís Paulo, presidente de Rossas, quer manter. “É essa a ideia. Queremos manter a equipa com Rossas e voltar a competir no próximo ano”.

O Torneio Inter-Freguesias de Bragança voltou a dar vida aos polidesportivos e pavilhões das aldeias do concelho, depois da paragem forçada devido à pandemia.  A prova é muito mais que um evento desportivo. Hernâni Dias, presidente do município, que organiza a competição, lembra que o objectivo principal é o convívio e a prática de desporto.

“Para além daquilo que é a prática desportiva, o mais relevante no meio deste processo todo é promover o convício entre as freguesias, não só entre os atletas como também entre a população em geral. Termos o pavilhão cheio é sinal de que as pessoas gostam de desporto, gostam de aplaudir as suas equipas, gostam daquilo que é feito”.

No jogo da final há a registar duas expulsões, uma para cada equipa. Uma situação que não agradou ao presidente do município por se tratar de uma iniciativa que deve primar pelo fair-play e a socialização. Hernâni Dias diz mesmo que há questões que têm de ser conversadas no próximo ano. “Há uma parte mais da participação que é necessário limar. Estou a falar das questões que para nós são importantes, que são o convívio. Sabemos que a vertente competitiva está sempre subjacente, mas há que ter um grande espírito de fairplay para que tudo corra bem até ao fim. Sabemos que quando se joga e se quer ganhar há sempre algum nervosismo, mas há a necessidade de as pessoas compreenderem que para além da vertente competitiva é importantíssimo a socialização e o convívio. As pessoas têm de compreender que há outros valores que estão implícitos na prática desportiva e que os valores do respeito e do fair-play têm de estar acima de tudo”.

Já na questão dos jogadores federados que podem ser utilizados por cada equipa, dois por jogo, Hernâni Dias lembra que “os regulamentos são claros” e que as regras “foram definidas antes do início da prova” e após “reunião com as equipas”.

A UFSSMM continua a dominar o Torneio Inter-Freguesias e é a totalista em vitórias das seis edições já realizadas.

No jogo de atribuição do terceiro lugar, Parada/Faílde venceu a freguesia da Nogueira por 2-1.

O VI Torneio Inter-Freguesias, promovido pelo Município de Bragança, começou no dia 2 de Julho e contou com 25 equipas, um total de 412 jogadores.

 

Jornalista: 
Susana Madureira