PUB.

Futebol: Projecto da FPF "Bola Mágica" vai ser implementado em Alfândega da Fé

PUB.

Sex, 02/12/2022 - 15:25


“Bola Mágica” é um dos projectos piloto da Federação Portuguesa de Futebol que vai ser implementado em Alfândega da Fé, entre os dias 9 de Janeiro e 31 de Março de 2023.

A iniciativa integra o Plano Estratégico da Federação "Futebol 2030” e tem como objectivo fomentar a prática de actividade física e desportiva junto das crianças do 1º ciclo. “Vai ser aplicado a duas turmas do 1º ciclo. Os alunos vão ter 12 sessões de trabalho que vão incidir sobre as propostas a apresentar para o desenvolvimento da destreza motora dos miúdos que estão envolvidos no projecto. Os alunos vão ser avaliados no início e no final do projecto. Pretende-se com isto aumentar a prática da actividade física dos alunos”, explicou António Ramos, presidente da A.F. Bragança, parceira da FPF no projecto.

A escolha de Alfândega da Fé resulta da avaliação dos indicadores da prática de actividade física por concelho. “É um projecto pioneiro. A associação propôs três ou quatro concelhos, a pedido da FPF, em função dos indicadores da prática da actividade física, já que tinham menos índice de prática de actividade física”.

Entre os dias 9 de Janeiro e 31 de Março de 2023 a “Bola Mágica” vai rolar em Alfândega da Fé.

O projecto vai ser implementado nas Actividades de Enriquecimento Curricular. O objectivo é que as crianças possam desenvolver competências e hábitos físicos e desportivos.

“Bola Mágica” é um dos 15 programas de transformação que compõem o Plano Estratégico da FPF para 2030, denominado Futebol2030 e um dos 24 projectos pilotos que vão ser implementados em todo o país, que junta vários nomes da área do desporto e do estudo académico e científico.

 

Jornalista: 
Susana Madureira