Fuga de gás assusta alunos de escola em Mirandela

PUB.

Sex, 29/01/2010 - 19:09


Ao final da manhã, uma fuga de gás na escola EB 2,3 Luciano Cordeiro, em Mirandela, motivou a evacuação de alunos, docentes e auxiliares, por razões de segurança. Quatro alunos deram entrada no serviço de urgência do hospital local, devido a intoxicação, mas sem gravidade e tiveram alta ao início da tarde.  

A fuga de gás propano aconteceu quando os funcionários de uma empresa estavam a realizar uma transfega de gás propano no depósito instalado junto ao pavilhão gimnodesportivo da escola, como refere João Carlos Azevedo, director do agrupamento de escolas Luciano Cordeiro.

“Fizemos a alteração para gás natural e ficou algum gás naquele depósito. Pedimos para o retirar por questões de segurança. Durante a transfega houve uma fuga”, explicou, indicando o “pânico e a ansiedade” como as causas prováveis para a ida de duas alunas ao hospital.

Uma aluna relata os momentos que seguiram à fuga de gás

“Estávamos a ter aulas e de repente uma funcionária bateu à porta a dizer para sairmos. Deixámos lá as mochilas e tudo”, conta.

Alertados para o caso, os bombeiros voluntários de Mirandela montaram um perímetro de segurança e alertaram os moradores nas residências da área para fecharem as janelas e rapidamente passou o perigo, como refere o comandante, Carlos Ricardo.

“Estavam a preparar o tanque para fazer a transfega para uma cisterna. A válvula partiu-se e ficou a correr a céu aberto. Fizemos um perímetro de segurança”, explica.

Cerca do meio-dia a situação ficou controlada e as actividades lectivas foram retomadas.

Escrito por CIR