Freixo do centro histórico de Freixo de Espada à Cinta é "Árvore de Interesse Público"

PUB.

Ter, 04/09/2018 - 10:34


O freixo do centro histórico de Freixo de Espada à Cinta foi classificado como "Árvore de Interesse Público" pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). 

A árvore tem o nome de freixo de Duarte d'Armas, que foi quem representou, a mando do rei Manuel I, a cartografia de 56 castelos fronteiriços de Portugal. A classificação é uma mais-valia e um ponto de interesse turístico, como destaca Maria do Céu Quintas, presidente da câmara municipal de Freixo de Espada à Cinta.

"Nós já somos ricos em património, agora somos mais um bocadinho, até temos um património vivo que é um freixo. Foi considerado de interesse público, não é qualquer terra que tem uma árvore classificada. Para nós é muito bom", enalteceu a presidente da câmara da vila transmontana. 

O pedido para a classificação foi feito ao ICNF e agora já conta com clones plantados, nomeadamente, o primeiro no Palácio de Belém, em Lisboa, recorda a autarca.

"A história deste freixo começou tudo pelo pedido de uma classificação da árvore. Quando eu cheguei à câmara fizemos um pedido ao ICNF para a classificar já que era muito antiga. Passado uns tempos, além de termos o freixo tratado foram feitos os clones. o número um está no Palácio de Belém, em Lisboa".

O Freixo de Duarte d'Armas tem cerca de 550 anos. Depois da reabilitação da árvore centenária, para a zona histórica envolvente vão ser realizadas obras, nomeadamente à volta do cemitério e do castelo.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Maria João Canadas