Freguesias poderão ter competências diferentes consoante o sítio onde estejam localizadas

PUB.

Qua, 11/01/2012 - 10:56


Poderá haver freguesias filhas e outras enteadas. O modelo que está a ser pensado passa por dar competências diferentes às freguesias consoante o seu ponto do país.  

A ideia foi defendida por Carlos Abreu Amorim, deputado do PSD, em Bragança, num encontro promovido pelos Trabalhadores Social-Democratas.

 

“Vamos tentar acabar com a ideia de que todas as freguesias devem ter todas as atribuições e competências, estejam elas no centro de Lisboa e do Porto ou na Serra da Estrela. Queremos acabar com essa uniformidade que é uma falsa igualdade, porque o que vemos é que a relação de identidade que existe num meio urbano e rural com as freguesias é completamente diferente.”

 O deputado do PSD admite que o processo de revisão territorial poderá causar muitos problemas, até porque as pessoas continuam muito apegadas à sua terra. Mas considera fundamental a reorganização do território.

“As pessoas estão muito apegadas à terra mas as nossas freguesias são frágeis e têm poucas competências”, disse, defendendo “mais escala e massa crítica”.

 Esta reforma será para avançar, e rapidamente.“Há uma necessidade de fazer uma reforma para os próximos 30 anos.”

Ideias defendidas num encontro promovido pelos Trabalhadores Social Democratas do distrito de Bragança.

Escrito por Brigantia