Qua, 21/05/2025 - 11:14
A Anta de Samorinha, no concelho de Carrazeda de Ansiães, um monumento megalítico, foi requalificada. O projeto de recuperação foi apresentado ontem.
Segundo o presidente da câmara, João Gonçalves, o projeto permitiu conhecer a estrutura original da anta, que seria constituída por nove esteios, que definiam uma câmara funerária e que serviam também de suporte à tampa. “No âmbito de outro tipo de intervenção que foi necessário fazer, a ampliação do nosso Parque Empresarial, em fase do estudo de impacto ambiental, foi referenciado pelas entidades consultadas a necessidade de preservar este monumento megalítico e, como tal, tivemos que proceder à recuperação deste património histórico. Encontrava-se muito deteriorado e, portanto, foi preciso fazer uma intervenção para que seja perceptível a sua forma original e para criar condições para ser visitável. Esperámos que se já um ponto de atração turística”, referiu.
O projeto custou perto de 100 mil euros. No concelho há mais duas antas, a de Vilarinho da Castanheira e a de Zedes, monumentos classificados, ou seja, considerados de interesse cultural para a nação.