Festival Literário de Bragança começa amanhã com mote do 25 de Abril

PUB.

Ter, 21/05/2024 - 08:25


O 25 de Abril é o mote para a oitava edição do Festival Literário de Bragança

Começa amanhã e decorre até sábado, com escritores como Alice Vieira, Lídia Praça, Patrícia Reis, João Reis, Estefânia Surreira, Guadalupe Portelinha, Fernando Pinto do Amaral e Vasco Lourenço.

Como já é habitual, o festival vai decorrer nas escolas, estabelecimentos prisionais, biblioteca, mas também em aldeias, como Rebordãos.

O presidente da câmara, Paulo Xavier, explica que o objectivo é descentralizar o evento. “Mais de uma dúzia de escritores que irão também descentralizar este processo de literatura para várias zonas do nosso concelho, no sentido de potenciar mais pessoas”, referiu.

Além de conversas e apresentações de livros, o festival conta ainda com exposições. Na abertura do festival, dia 22, é inaugurada a mostra “Retratos Contado” de Alice Vieira. No dia 24, destaque para o fotojornalismo do 25 de Abril. “Vai ser um encontro diferente, uma conversa sobre o fotojornalismo e que a exposição anda à volta do filho de Carlos Gil, que é o curador, Daniel Gil. Carlos Gil foi também um fotojornalista ligado ao 25 de Abril”, adiantou o autarca.

Como já é habitual, será também apresentada uma colectânea escrita por associados da Academia de Letras de Trás-os-Montes. 59 escritores tiveram em consideração a celebração, reflexão e problematização das conquistas de Abril, mas também evocaram pessoas ou factos ocorridos na região transmontana. “Não é uma obra como outra qualquer, porque tem a particularidade de ter testemunhos vividos na primeira pessoa ou evocar factos e pessoas que tivessem contribuído significativamente antes ou pós revolução da região transmontana”, explicou a vice-presidente da associação, Odete Ferreira.

O festival termina com o espectáculo musical de poesia “Lisboa namora o Tejo- Somos um rio que nos une!” com a interpretação de Olga Sotto e João de Carvalho, filho do actor Ruy de Carvalho.

“Discursos Literários 50 anos 25 de Abril” é o tema do Festival literário de Bragança que decorre desta quarta-feira a sábado.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais