Estudo da Universidade de Vigo concluiu que Mirandês vai desaparecer em 20 anos porque apenas 2% dos jovens usam a língua

PUB.

Qua, 01/03/2023 - 09:17


A língua mirandesa pode desaparecer dentro de 20 anos

É a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Vigo, em Espanha. De acordo com o docente e responsável pela investigação, Xosé Costa, o mirandês está a cair em desuso, principalmente entre os jovens.

“Acontece por duas coisas, primeiro há uma queda brutal do uso. Entre a geração dos maiores o uso da língua está por volta dos 70 ou 80%, entre a geração os mais novos está nos 2%. Neste momento há 1 ou 2% dos falantes com menos de 18 anos. A língua não tem um futuro garantido”, salientou.  

O investigador considera que o estudo da língua nas escolas foi um fracasso e para que se salve é preciso haver um compromisso de toda a gente, principal do Governo.

“A introdução que se fez do mirandês na escola foi um placebo, porque um ou duas horas da semana para uma língua minoritária não é nada, tem que ser pelo menos metade da adolescência. Se se quer salvar a língua, têm que se comprometer a sério, um compromisso do aluno, dos pais do aluno, sobretudo da classe política, que são os que têm que tomar medidas e têm que aprovar os orçamentos necessários para levar a cabo essas campanhas, inclusive medidas fiscais”, disse,

Por isso defende a criação de uma lei para a língua, uma vez que o despacho de 1999, que reconheceu o Mirandês como segunda língua oficial de Portugal, não é de todo suficiente.

O estudo da Universidade de Vigo começou em 2020 e foram entrevistadas 315 pessoas de Miranda do Douro. Contou com o apoio da Associação da Língua e Cultura Mirandesa. Uma entrevista para ouvir esta tarde, depois do noticiário das 17 horas. Também pode lê-la na edição desta semana do Jornal Nordeste.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais