Escolas da região implementam novo programa de Matemática

PUB.

Seg, 26/04/2010 - 10:14


15 agrupamentos de escolas do distrito de Bragança aderiram à fase experimental do novo programa de Matemática para o Ensino Básico. Este programa vai ser implementado em definitivo a partir do próximo ano lectivo, mas alguns agrupamentos de escolas quiseram experimentar voluntariamente o novo programa já este ano.  

A Associação de Bragança dos Professores de Matemática, lamenta que não tenham aderido mais escolas.

“Realmente não há muitos agrupamentos a fazer a experimentação do novo programa” admite Manuel Vara Pires. “Ao nível do primeiro ciclo temos sete agrupamentos e cinco no segundo ciclo” adianta. “No terceiro ciclo a expressão ainda é mais reduzida porque são apenas três”.

“Quando estamos a experimentar uma coisa nova convém que estejamos na linha da frente da experimentação” considera, acrescentando que “muitos agrupamentos do distrito de Bragança decidiram não o fazer, mas nós achamos que haveria fortes vantagens de estar ligado a esta experimentação”.

 

Declarações à margem do 14º Encontro Regional de Professores de Matemática que decorreu este fim-de-semana em Bragança e onde marcou presença uma das coordenadoras nacionais do novo programa de Matemática para o Ensino Básico.

Lurdes Serrazina defende que a disciplina deveria ter maior carga horária.

“Neste momento existem dois blocos de 90 minutos, enquanto que no primeiro ciclo há sete horas semanais obrigatórias” explica. “Nós não achamos que deve haver sete horas nos outros ciclos, mas pelo menos mais um bloco de 90 minutos ou 45 deveria haver” acrescentando, salientando que “segundo estudos da OCDE somos dos países com menos carga horária na matemática, por isso, era importante que o tempo fosse alterado”.

 

A proposta já foi apresentada ao Ministério da Educação que está a estudar uma reorganização.

Escrito por Brigantia