Escola primária de Palaçoulo vai funcionar com apenas dois alunos este ano lectivo

PUB.

Qua, 14/09/2022 - 10:07


O director do Agrupamento de Miranda, António Santos, refere que tal é possível devido a uma autorização especial que foi requerida e que recebeu a autorização do Ministério da Educação.

“Tem autorização especial de funcionamento já há alguns anos, este ano só tem dois alunos, mas continua a ter essa autorização. A escola já encerrou oficialmente em 2011 e desde então tem havido uma movimentação por parte da população, da autarquia e da escola, no sentido de garantir que possa ficar aberta mais um ano lectivo”, explicou.

Além da primária em Palaçoulo também há um jardim-de-infância na localidade e por isso esta situação pode continuar nos próximos anos, por vontade dos pais, da escola e da autarquia.

Apesar de ser vista com uma vantagem a manutenção da escola em funcionamento, a nível pedagógico a situação não é a ideal admite o director do agrupamento.

“Claro que é uma situação que em termos pedagógico a nós também nos causa alguma preocupação, nomeadamente a questão da socialização dos alunos, mas isso acarreta mais obrigações para a escola, na medida em que temos que proporcionar aos alunos todas as experiências pedagógicas e todos os contactos e visitas que proporcionamos a todos os outros alunos”, frisou.

A comunidade e o poder autárquico a manter uma escola primária a funcionar com dois alunos, um do 2.º e outro do 3.º ano.

Escrito por Brigantia