Encontro de Atletismo junta cerca de 90 atletas de 10 IPSS do distrito e Vila Real em Bragança

PUB.

Sex, 26/09/2025 - 09:05


O Meeting de Atletismo, iniciativa da Special Olympics Portugal, aconteceu, pela primeira vez, em Bragança, a propósito das iniciativas que o Centro Social Paroquial dos Santos Mártires preparou para celebrar os seus 40 anos

Bragança acolheu, ontem, um encontro de atletismo, das Olimpíadas Especiais Portuguesas. A atividade, que juntou cerca de 90 atletas, de vários pontos dos distritos de Bragança e de Vila Real, dedica-se à promoção do desporto e à inclusão de pessoas com deficiência intelectual.

Mónica Costa, utente do Espaço Mais, em Mogadouro, arrecadou um sexto lugar no lançamento do peso, na sua série. O desporto é uma forma de mostrar à sociedade que toda a gente é capaz daquilo que quiser. “Para mim o que importa é a participação. É mais importante do que ganhar. É uma oportunidade que temos de mostrar que também somos capazes”.

Marco Afonso, utente do Centro Social Paroquial dos Santos Mártires, em Bragança, instituição que promoveu a iniciativa, competiu em lançamento do peso e foi um o primeiro classificado na sua série. O desporto é algo entusiasmante. “Tenho ficado várias vezes em primeiro lugar. O desporto é bom para o aspeto físico e intelectual e é uma forma de integração na sociedade”.

José Salvador, do Centro de Educação Especial de Bragança, pratica atletismo. Ficou em quarto lugar na sua série, nos 100 metros. “Faz bem à saúde e a gente mantem-se em linha. Faz-se muita amizade no desporto”.

O Meeting de Atletismo, da Special Olympics Portugal, aconteceu pela primeira vez em Bragança, a propósito das iniciativas que o Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires preparou para celebrar os seus 40 anos. Sérgio Afonso, treinador dos utentes desta instituição, admite que o desporto é das melhores formas que existe para promover a inclusão. “O desporto adaptado está em alta no distrito e é uma das formas de integrar as pessoas na sociedade”.

Os utentes dos Santos Mártires têm-se vindo a distinguir no desporto adaptado, desde que foi aberta a unidade de apoio à pessoa com deficiência. Tudo começou com atividades lúdicas, mas depressa se percebeu que havia potencial. O desporto é muito mais que competição. “Sorrisos, alegria, união, cumplicidade e aproximação entre instituições. Os nossos utentes saltam os muros das suas instituições, onde estão fechados, muito tempo, praticam desporto e de uma forma eclética estão inseridos na sociedade”.

Esta iniciativa acolheu cerca de 90 atletas de 10 diferentes IPSS dos distritos de Bragança e de Vila Real. Lançamentos, saltos e velocidade foram as provas que testaram as habilidades destes atletas.

A iniciativa contou com o apoio da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, Município de Bragança, Associação distrital de Atletismo de Bragança, Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Nacional de Reabilitação e do Instituto Português do Desporto e Juventude. 

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves