Elite do padel feminino esteve em Bragança a dar aulas a praticantes da modalidade na região

PUB.

Ter, 20/05/2025 - 09:24


Nuria Rodríguez e Mari Carmen Villalba deram uma "masterclass" no BLOKO Padel 

As jogadoras espanholas de padel Nuria Rodríguez e Mari Carmen Villalba estiveram, no sábado, no complexo desportivo de padel do BLOKO, em Bragança, a dar dicas aos praticantes da modalidade na região brigantina.

Mari Carmen Villalba, que se retirou no ano passado, já foi duas vezes campeã da Europa pela Seleção Espanhola de padel, venceu também o FIP Master Final – Sardenha e o FIP Gold – Cidade Jaén. Nuria Rodríguez tem no currículo desportivo a conquista do FIP Gold Itália e foi ainda campeã no FIP Platinum – Sardenha. As duas jogadoras da modalidade ensinaram truques, deram dicas de como melhorar e sobretudo mostraram a sua habilidade no padel, em Bragança.

O brigantino Diogo Afonso foi um dos alunos da “masterclass” e destacou que “foi uma experiência muito boa”, salientou ainda que foi “uma excelente oportunidade de estarmos ao lado de quem sabe muito disto e de quem faz do padel vida” e que “aprendeu muito com as dicas transmitidas”, que certamente as “vai aplicar durante o jogo”.

Joana Fernandes frisou que “foi bom aprender coisas novas, com quem realmente sabe” e que “não fazia ideia de que era possível executar tantas pancadas no padel”. 

“Encontrámos alunos de todos os níveis, o que é normal, porque há muita gente nova a praticar padel e alguns demoram um pouco mais a aprender. Uma realidade do padle é que faltam treinadores, é necessário que haja mais, para poderem ensinar certos truques táticos e aumentar ainda mais o nível de jogo da modalidade”, referiu Mari Carmen Villalba.

Nuria Rodríguez sublinhou que o padel está a crescer, tanto a nível de praticantes como no nível de jogo. “É uma modalidade que está na moda, o padel tem vindo a ganhar cada vez mais praticantes. É claro que começar cedo é importante, para poder evoluir o jogo, mas não há idade para jogar e podes divertir-te em qualquer nível neste desporto. Falando da vertente profissional, é cada vez mais difícil ganhar. Porque o nível de jogo tem subido muito, o que acaba por ser positivo para o padel”, frisou.

Joel Anjos, organizador da masterclass no BLOKO Padel, vincou a importância desta iniciativa para melhorar o nível de jogo em Bragança. “Não temos ninguém que nos ensine a melhorar no padel e não é fácil trazer jogadoras de primeiro nível, por isso esta masterclass foi muito importante para aprender conceitos específicos. Jogo padel há cerca de quatro anos e houve aqui duas ou três situações que nunca tinha visto e nunca tinha feito. É uma modalidade com muito fair-play, que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e que tem tudo para continuar a crescer”, sublinhou.

Foi um dia de muita aprendizagem para os jogadores de padel de Bragança, que na escassez de treinadores da modalidade, a masterclass dada por Mari Carmen Villalba e Nuria Nuria Rodríguez foi um “oásis no deserto” para os praticantes da modalidade.

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira