É fundamental que haja uma linha ferroviária que ligue Trás-os-Montes a Espanha

PUB.

Seg, 25/06/2018 - 11:57


Esta é a convicção do presidente da câmara municipal de Bragança, Hernâni Dias, que esteve na apresentação do Plano de Investimentos 2030. O autarca de Bragança considera que nesta listagem de investimentos, “embora ainda não validados politicamente”, de acordo com um comunicado recebido pelo Governo, não estão sinalizados projectos que são considerados fundamentais para a região.

O presidente da câmara municipal de Bragança, Hernâni Dias considera que é fundamental que haja uma linha ferroviária que passe por Trás-os-Montes. No Plano de Investimentos 2030, não estão sinalizados projectos que são considerados fundamentais para a região.

“Entendemos que é necessário de facto construir ou reabilitar uma linha, se assim for entendido, mas nunca uma ligação que deixe de passar pelo nosso território”, contou Hernâni Dias.

O Plano de Investimentos 2030 encontra-se em discussão pública e Hernâni Dias espera que o governo reconsidere investimentos fulcrais para o concelho brigantino.

“Foi apresentado para discussão o Plano Nacional de Investimentos 2030. É verdade que há ali lacunas que é necessário colmatar e entendemos que há investimentos necessários que não estão vertidos nesse plano nacional”, acrescentou Hernâni Dias.

Uma solução já apontada é a ligação Aveiro Salamanca, com a qual o autarca não concorda

“Qualquer ligação que vá para além da área geográfica de Trás-os-Montes e Douro, obviamente que isso não é relevante para o nosso território”, acrescentou o presidente da câmara municipal de Bragança.

O Plano de Investimentos 2030 foi apresentado dia 19 de Junho. Uma das críticas já ouvidas é a não contemplação da Linha do Douro, linha desactivada entre o Pocinho e La Fregeneda e a electrificação da linha. Também a CIM Terras de Trás-os-Montes já reivindicou uma ligação entre os portos de norte de Portugal e de Espanha e que englobe esta região. Declarações feitas no XV Encontro entre gerações que decorreu ontem, no Santuário de Santa Ana, na freguesia de Meixedo, em Bragança.

 

Escrito por Brigantia

 

 

Jornalista: 
Maria João Canadas