Duas praias de Mirandela recebem Bandeira de Qualidade Ouro pela primeira vez

PUB.

Seg, 24/05/2021 - 11:06


Duas praias de Mirandela recebem pela primeira vez a “Bandeira de Qualidade Ouro” atribuída pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza.

As praias fluviais Albino Mendo, situada em pleno centro urbano de Mirandela, e de Quintas, na localidade de Vale de Gouvinhas, foram distinguidas pela qualidade das águas, por apresentarem excelentes condições, durante cinco anos consecutivos.

O vice-presidente da câmara de Mirandela, Orlando Pires, explica que a classificação de Ouro dá garantias aos veraneantes de uma boa qualidade das zonas balneares.

“Este galardão da qualidade a água de nível ouro é muito exigente. Damos uma garantia a quem nos visita de uma qualidade de água de excelência, que podem usa as nossas praias fluviais que em breve estarão a funcionar para mais uma época balnear”, sublinhou.

O responsável autárquico explica que o galardão de grau ouro atribuído pela Quercus surge na sequência de um controlo muito exigente que passa por várias etapas e entidades.

“Neste caso, estamos a falar do nosso rio Tua e foram feitas colheitas em duas das praias fluviais, em vários momentos e foram sujeitas a um escrutínio de várias entidades”, acrescenta.

No caso da praia Albino Mendo verá hasteada também a Bandeira Azul, atribuída pelo terceiro ano consecutivo pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Esta época balnear, este espaço de lazer vai ter ainda condições de acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, quer no acesso à praia, quer no acesso à água.

A praia fluvial de Quintas (Vale de Gouvinhas) está a ser alvo de um projecto de requalificação, tal como a de Vale de Juncal, em Abambres. Também o espaço ribeirinho de Miradeses, em Vale de Salgueiro será intervencionado, em parceira com o Município de Valpaços.

A câmara de Mirandela tem ainda aprovado investimento de cerca de 550 mil euros apoiado por fundos comunitários para praias da aldeia de Frechas e da Ponte da Pedra (Torre de Dona Chama), que se encontram em processo de designação como zonas balneares. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro