PUB.

Doentes oncológicos de Miranda vão passar a ter transporte gratuito para tratamentos e consultas

PUB.

Sex, 16/10/2020 - 10:32


O transporte será assegurado pela câmara municipal

Segundo o presidente da autarquia, Artur Nunes, o número de doentes oncológicos tem aumentado e, como nesse sentido, tem havido mais deslocações, impunha-se criar esta ajuda. “Ao longo destes últimos anos, temos vindo, infelizmente, a ver um aumento do número de casos de doentes oncológicos no nosso concelho. Há assim uma necessidade cada vez maior de deslocações para tratamentos. Decidimos regulamentar este sistema e apoiar estas pessoas. Temos o levantamento já feito”.

O transporte será articulado com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Miranda e de Sendim. As deslocações são feitas, maioritariamente, aos centros oncológicos do Porto e de Vila Real, mas o transporte também será garantido a outras unidades, nomeadamente às de Coimbra e Lisboa. “As pessoas iam sozinhas ou pediam a familiares para as acompanhar. Desta forma conseguimos garantir que não vão sozinhas, uma vez que estamos numa altura em que a Covid-19 limitou esse acompanhamento”.

Artur Nunes confirmou ainda que o transporte gratuito deverá começar em breve. “Vamos começar já este ano. Temos o regulamento já aprovado. Já fazíamos o apoio ao rastreio e achamos que a melhor forma é apoiar todas as famílias que precisem”.

O presidente da câmara disse que a verba para este apoio ainda não está definida porque é necessário perceber quantos quilómetros, em média, é necessário fazer.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves