PUB.

Documentário Alfaião distinguido em festival internacional de curta-metragem na Índia

PUB.

Ter, 27/08/2019 - 10:11


O documentário “Alfaião”, que, ao longo de 13 minutos, dá a conhecer o dia-a-dia desta aldeia do concelho de Bragança, foi, mais uma vez premiado. 

O filme, que já conta com dez distinções, recebeu agora o prémio de melhor documentário internacional no The Next, Festival Internacional de Curta-metragem, em Calcutá, na Índia. O realizador, André Almeida Rodrigues, natural de Matosinhos, não contava com a distinção mas sublinha o agrado que é receber mais um prémio. “Primeiro há sempre uma pré-selecção por parte do festival e Alfaião acabou por se distinguir dessa selecção oficial como melhor documentário internacional. Vejo com grande satisfação o percurso que o filme está a fazer até ao momento. É mais importante uma exibição do que um prémio, mas quando há um prémio é sempre uma agradável surpresa”, afirmou.

O realizador afirma ainda que as gentes da aldeia de Alfaião também se têm mostrado orgulhosas com os prémios que o filme tem conseguido uma vez que está a levar mais longe o nome da localidade. “Para a última ceia de Natal comunitária da aldeia fui convidado para ir a Alfaião e toda a aldeia me distinguiu com uma placa de agradecimento por ter levado Alfaião pelo mundo fora. As pessoas estão muito satisfeita, porque com o filme é a aldeia que é projectada, as pessoas, o seu dia-a-dia”, destaca.

O filme, que enaltece os aspectos quotidianos e simples da vida na aldeia de Alfaião, é da autoria de André Almeida Rodrigues e surgiu como projecto final de mestrado do jovem, em 2016. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Carina Alves